26 de novembro de 2007

A ti, Coimbra.

Recordo-me do dia em que deixaste de encher o meu olhar e de ser cenário dos meus dias. Tu que és pequenina e te deixas adormecer no Mondego assim que a noite cai e os teus estudantes de capas negras se deitam. Tu que foste capital e que ensinas tanto quanto as pedras gastas da calçada que tens. Tu que me viste nascer e fizeste crescer feliz dando um sabor especial à minha vida …Pensas que te esqueci, que te troquei? Não minha querida, aliás, tenho imensas saudades tuas e das minhas pessoas que ainda vivem por aí, em ti. Expliquei-te que tinha de partir, afinal, "o sonho comanda a vida". Agora é Lisboa que me embala e acorda sempre num frenesim que aí não tens. Passeio-me em ruas que não conheço, em transportes públicos confusos, nesta babilónia de cores, de cheiros, de dialectos e sotaques. A cidade das sete colinas onde descansou Ulisses e eu começo uma vida nova, cheia de gente que nunca vi e de coisas que ainda não aprendi.
Vim perder-me Sozinha (ou Acompanhada!), atrás de um Sonho, atrás de uma Vontade, atrás de Palavras e Versos perdidos, Atrás de Rostos e Acontecimentos. Pensas que não tenho medo, que não me assusta viver sem a tua certeza? Claro que seria mais fácil andar nesses teus caminhos que já sei de cor mas sei que sabes que temos de optar. Tenho a certeza que me acolherás se me perder. E, como te cantam tão bem, "Coimbra tem mais encanto na hora da despedida".

6 comentários:

LiLi disse...

Sempre que "perdes" uma coisa é quando lhe dás mais valor, é automático.

Mas em Lisboa conheces te pessoas importantes e que te irão fazer sentir em casa....como eu =D!

Imagino este post cantado em fado ^^,

Anónimo disse...

"I close both locks below the window.
I close both blinds and turn away.
Sometimes solutions aren't so simple.
Sometimes goodbye's the only way.

And the sun will set for you,
The sun will set for you.
And the shadow of the day,
Will embrace the world in grey,
And the sun will set for you.

Pink cards and flowers on your window,
Your friends all plead for you to stay.
Sometimes beginnings aren't so simple.
Sometimes goodbye's the only way.

And the sun will set for you,
The sun will set for you.
And the shadow of the day,
Will embrace the world in grey,
And the sun will set for you.

And the shadow of the day,
Will embrace the world in grey,
And the sun will set for you..."

Shadow of the day @ Linkin Park

Enquanto rasgares esse sorrisinho néctar em cada esquina, enquanto rires de cada descoberta e explorares em cada sentido essa gotinha de paixão, esse novo mundo irá sempre sorrir-te :) e o sol vai brilhar só para ti ao teu jeito :) nunca te esquecas disso! *

Texto lindo como sempre, minha sr. jornalista :)

um beijao ni, de uma daquelas que ainda vive por coimbra e respira os seus cheiros com toda a força para descobrir neles novas cores *

Alexandra Bigotte de Almeida disse...

Fizeste me chorar*

Anónimo disse...

ohhh k textos ternurosos amei o teu blog!!

sem duvida acho k estas no curso certo! temos escritora ou futura jornalista sem duvida hehehe

bjaO** joanna dos 2 n's =p

Anónimo disse...

o k????

oh nini cmu é k tu consegues escrever isto???olha se eu fosse a ti publicava um livro,eu seria o primeiro a comprar.
Opa pela primeira vez na vida vieram me as lagrimas aos olhos ao ler o teu blog pahh!!!
Isto ta altamente!!
Mas digo te mais,podias vir ca a coimbra visitar os teus amigos que nao se esquecem de ty!!!

bjinhuh do joao carlos(9ºH) lembras t?????a nossa grand turma!
bjinhuh

Anónimo disse...

Sou uma leitora assidua do teu blog, desde do momento em que o encontrei numa pesquisa do google sobre a cidade de coimbra.
Eu moro em coimbra e este teu maravilhoso texto faz uma descrição fabulosa sobre esta cidade e sobre os "capas negras"!